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Novidades
Segurança de viaturas a GPL (Teste de colisão, operação e incêndio) criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Notícias públicas

O vídeo abaixo apresenta um conjunto de ensaios em condições controladas a uma viatura convertida a GPL de acordo com as normas e legislação vigente em Portugal.

 

Estes testes pretendem demonstrar que a segurança de uma viatura a GPL é tão elevada ou superior à segurança da viatura antes da conversão e que quando envolvida num acidente de viação cujo ponto de embate seja a rectaguarda, as características estruturais e de segurança dos equipamentos correspondem às exigências definidas para a indústria.

 

Depois do teste de colisão é efectuado um teste de operação para garantir que a instalação de GPL continua a operar em condições, ou que em caso de falência do sistema de GPL, opera normalmente em modo de gasolina sem ocorrência de fugas de gás.

 

Depois do teste de operação, ainda com a viatura acidentada e com o reservatório de GPL atestado, é efectuado um teste de incêndio onde se prova que não há explosão do reservatório, mas sim a expulsão controlada de pequenas quantidades de gás que servem para diminuir a pressão interna do reservatório, provocada pelo aumento de temperatura exterior.

 

Estes testes específicos foram efectuados por uma entidade alemã independente, ADAC ( http://www.adac.de ).

 

 

 

 

 

 

 

Atente-se que este é o tipo de instalação segura equivalente ao efectuado em Portugal, pelos instaladores associados à ANIC-GPL, sempre de acordo com as normas e legislação em vigor.

Actualizado em ( 25-Ago-2010 )
 
Segurança de viaturas a GPL (Esclarecimento sobre viatura a GPL envolvida no acidente da A25) criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Notícias públicas

Dada a tragédia ocorrida no dia 23Ago'10 na A25 em que colidiram várias viaturas num sinistro do qual não há memória em Portugal pela enormidade dos números envolvidos (de viaturas, de vítimas mortais, de feridos graves e de meios de socorro na operação) é com alguma estranheza que a ANIC-GPL vê o destaque que foi dado pelos media* à única viatura a GPL no meio de tal cenário de destruição. 

Em jeito de esclarecimento público, e antecipando o crescendo de desinformação que a especulação sobre o desconhecido possa provocar, a ANIC-GPL informa que toda a instalação de GPL executada de acordo com as normas e legislação vigentes, resulta numa viatura com um nível de segurança tão elevado ou superior ao apresentado pela mesma viatura antes da sua conversão.

Não temos dúvidas que o resultado do inquérito e provas de perícia ao sinistro constatem que essa segurança adicional é real.  Segundo as imagens** da tragédia nos media, percebe-se a inexistência da explosão do reservatório de GPL, tendo sido este um dos elementos que a par da estrutura metálica, restaram da viatura em causa que ardeu completamente.

A ANIC-GPL partilha a sua consternação às vítimas e famílias afectadas, bem como reconhece o mérito a todas as equipas de socorro e entidades médicas e de coordenação envolvidas na operação de auxílio.

Actualizado em ( 27-Ago-2010 )
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