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Novidades
Artigo GPL na Revista Turbo Oficina, Mecânica e Tecnologia criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Notícias públicas

Poderá encontrar um artigo sobre GPL na Revista Turbo Oficina, Mecânica e Tecnologia (pág.s 56-58).
Esta é uma publicação especializada, com a chancela da Turbo, dirigida ao mercado do aftermarket, num segmento profissional.

Com o mercado de venda de automóveis novos em queda todos os meses, a par da alteração legislativa para a abolição da proibição de estacionamento em parques subterrâneos e as crescentes dificuldades das famílias em manter as despesas com os combustíveis, esperam-se grandes oportunidades de negócio nesta área.

A todos os interessados em abrir ou reconverter uma oficina para a disponibilização de serviços de instalação e manutenção de kits de GPL-auto deverão associar-se à ANIC-GPL (Categoria D) para uma correcta instrumentação do processo.
Como é natural nos negócios, quem souber posicionar-se na altura certa...

Actualizado em ( 18-Jul-2012 )
 
Novas regras nas IPO para veículos a combustíveis gasosos criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Notícias públicas

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 144/2012 de 11 de Julho que aprova o regime de inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques, transpondo a Diretiva n.º 2010/48/UE, da Comissão, de 5 de julho, que adapta ao progresso técnico a Diretiva n.º 2009/40/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho.


É finalmente apontada a necessidade de verificação de fugas de gases no circuito de combustível para os veículos a GPL/GNC/Hidrogénio e restante conformidade com os «requisitos».
Os «requisitos» são fixados pelos requisitos de homologação aplicáveis na data da sua emissão, da primeira matrícula ou da primeira entrada em serviço, bem como pelas obrigações ou legislação nacional em matéria de retro montagem (instalação em pós-venda) no país da matrícula.
Esta obrigatoriedade de validação de fugas em IPO entra em vigor a 11 de Agosto de 2012 pelo que solicitamos a todos os associados individuais que o exijam nos Centros de Inspecção Técnica de Veículos e aos associados colectivos que o divulguem junto dos seus clientes para que este procedimento seja efectuado.

Quanto à obrigatoriedade de leitura de emissões a GPL ou em ambos os combustíveis, conforme sugerimos, o diploma continua omisso e como tal poderá ser que o encontremos posteriormente nos «requisitos».

A propósito de questões que nos foram colocadas sobre a complexidade e locais para proceder a esta inspecção, a leitura do diploma indica-nos que este será o procedimento da Inspecção Periódica Obrigatória normal, portanto em todos os CITV e não apenas nos de categoria B.

O equipamento de detecção em causa é portátil, simples, barato e tem um aspecto semelhante ao de uma chave de fendas com ponta articulada. Serve para detectar a presença de hidrocarbonetos no ar e quando isso acontece emite um som avisador. É semelhante ao que usam os bombeiros ou técnicos de gás doméstico em piquete.
A verificação de fugas é simples no sentido em que bastará ao inspector percorrer com essa ponta as tubagens de gás e conferir que não existem fugas no curso das mesmas ou nas suas ligações aos restantes elementos do kit.
É uma operação rápida e que pode ser feita sem grande especialização técnica.

 
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