Menu Content/Inhalt

Autenticação

Acesso à área reservada com informação para associados com as quotas regularizadas.

Se for o primeiro acesso, introduza o Nome de utilizador e Palavra-passe indicados aquando da inscrição na ANIC-GPL.






Perdeu a palavra-passe?

Se continuar com dificuldade em aceder depois de confirmar as quotas e pedir nova palavra-passe, contacte-nos, por favor.

Subscrição de notificações

Deputados do PS desafiam Governo a rever "limitações legais" aos veículos a gás criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

Na sequência da notícia publicada hoje no Jornal Público, a ANIC-GPL disponibilizou-se para apoiar a iniciativa dos três deputados do PS na tentativa de desbloquear os entraves que ainda impedem a aceitação do GPL-auto como uma alternativa viável.

* in Jornal Público: Deputados do PS desafiam Governo a rever "limitações legais" aos veículos a gás

** in blog Jorge Seguro Sanches: GPL, cada vez mais uma opção económica e ambiental.

*Deputados do PS desafiam Governo a rever "limitações legais" aos veículos a gás

Três deputados do PS desafiam o Governo a rever o regime legal aplicável aos veículos a gás GPL, solicitando, designadamente, o fim da proibição destes carros estacionarem em locais fechados ou abaixo do nível do solo.

Três deputados socialistas questionam o ministro da Economia se está “disponível para rever o actual regime” aplicável aos veículos GPL Três deputados socialistas questionam o ministro da Economia se está “disponível para rever o actual regime” aplicável aos veículos GPL (Nuno Ferreira Santos)


A posição dos deputados socialistas Jorge Sanches Seguro, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá consta de um requerimento a que a agência Lusa teve acesso e que é dirigido ao ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, Vieira da Silva.

Os três deputados socialistas questionam o ministro da Economia se está “disponível para rever o actual regime” aplicável aos veículos GPL, “facilitando e incentivando o uso de um combustível mais barato e ambientalmente mais interessante”.

No entanto, Jorge Seguro Sanches, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá referem que a legislação portuguesa de 25 de Maio de 2006 condiciona a aquisição deste tipo de veículos.

Entre outros condicionalismos, os deputados socialistas apontam o facto de a lei portuguesa estabelecer “limitações quer ao estacionamento destas viaturas em locais fechados, quer em locais abaixo do nível do solo, mas também com a imposição de um dístico identificador”.

“Parece-nos que essas limitações são no sentido de não facilitar, mas, até, de dificultar a utilização destas viaturas em Portugal”, consideram.

Estes deputados do PS adiantam, ainda, que Portugal “é um dos poucos países europeus onde existem estas limitações” e, nesse sentido, questionam Vieira da Silva se o actual regime sobre estacionamento de viaturas a GPL “resulta de alguma imposição da União Europeia”.

“Um veículo GPL emite menos 14 a 10 por cento de CO2 do que veículos a diesel e o GPL é substancialmente mais barato e possui maior segurança no abastecimento na medida em que tem múltiplas origens (gás natural e petróleo)”, acrescentam Jorge Seguro Sanches, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá.

 


 

** Razões económicas e ambientais obrigam a uma reflexão sobre os automoveis GPL.

Coloquei ao Governo a seguinte pergunta  

 


 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
designed by made your web.com