Menu Content/Inhalt

Autenticação

Acesso à área reservada com informação para associados com as quotas regularizadas.

Se for o primeiro acesso, introduza o Nome de utilizador e Palavra-passe indicados aquando da inscrição na ANIC-GPL.






Perdeu a palavra-passe?

Se continuar com dificuldade em aceder depois de confirmar as quotas e pedir nova palavra-passe, contacte-nos, por favor.

Subscrição de notificações

Portal ajuda a escolher carros menos poluentes criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

A ANIC-GPL está convicta que a maioria dos fabricantes de automóveis, contrariamente ao que se vê no resto da Europa, não disponibilizam viaturas novas a GPL no nosso país por causa do antiquado enquadramento legal que continua a vigorar em Portugal.
A dificuldade de homologar viaturas novas a GPL, a discriminação negativa na utilização obrigatória de um dístico identificador nas viaturas, juntamente com a limitação no estacionamento em parques fechados, penaliza a aquisição pelos proprietários, que na sua maioria habitam as zonas de maior densidade populacional onde o problema do estacionamento é mais evidente.

 A União Europeia disponibilizou em 04Dez'10 uma ferramenta na Internet para apoiar a decisão dos organismos dos Estados Membros na renovação das suas frotas automóveis promovendo a aquisição de viaturas novas mais eficientes e menos poluentes.  Este também é um mecanismo que está ao dispôr de todos os cidadãos que pretendam fazer uma escolha mais racional e ecológica da sua próxima viatura.  Está disponível em: http://www.cleanvehicle.eu

O custo total de propriedade aqui calculado tem por base a obtenção do custo total de propriedade em termos ecológicos conforme a directiva "Clean Vehicle Directive" (2009/33/EC).

Exemplo de pesquisa para avaliar o custo total de propriedade em 200.000kms de um Fiat Punto com versões disponíveis e equivalentes a GPL, Gasolina e Gasóleo:

PVP Combustível
(ref. 05Dez'10)

Combustível 

Potência (KW) 

 Custo total
de propriedade

Combustível

Emissões CO2

Emissões poluentes 

(sem indicação)

LPG/Petrol

57 

6.187,18 €

   

0.732 €/l

LPG/Petrol

57 

Smile 6.187,18 €

5.341,74 €

834,00 €

11,44 €

       

(sem indicação)

Petrol

57 

6.537,33 €

   

1.439 €/l

Petrol

57 

16.296,64 €

15.541,20 €

744,00 €

11,44 €

       

(sem indicação)

Diesel

55

5.741,49 €

   

1.229 €/l

Diesel

55

 11.045,00 €

10.077,80 €

Smile 648,00 €

Surprised 319,20 €

Chamamos a atenção para alguns factores que julgamos importantes na análise do quadro acima:

  • O GPL (LPG em inglês) aparece no topo da lista de combustíveis alternativos: http://www.cleanvehicle.eu/index.php?id=216 ;
  • O custo apresentado é o custo total de propriedade em termos ecológicos (e não apenas o custo inicial da viatura);
  • Na pesquisa, quando não se indica o valor do litro do combustível, é usado o valor proposto pela UE no cálculo do custo total de propriedade.  Se colocar o valor real do combustível praticado em Portugal, vai aperceber-se do aumento abismal no valor final;
  • A ideia generalizada que entre dois veículos equivalentes, quanto mais baixo for o seu preço em novo, mais baixo for o seu consumo ponderado, quantos mais quilómetros se percorrerem por ano e maior for a longevidade pretendida para o automóvel, mais compensará a aquisição de um automóvel a gasóleo em detrimento de uma viatura a gasolina com posterior conversão para GPL.  Foi por isso que usamos um Fiat Punto com as três versões disponíveis de características e potência equivalentes (a rondar os 75cv) com todos estes pressupostos para o comparativo para provar que isto não é verdade;
  • Na comparação de viaturas de características equivalentes para os três combustíveis que se conseguem encontrar hoje em Portugal: gasolina, gasóleo e GPL (petrol, diesel e LPG em inglês), os resultados são evidentes e dão uma inequívoca vantagem ao GPL sobre os outros combustíveis;
  • As evidências do custo das emissões poluentes do gasóleo em relação ao GPL, demonstram uma redução de 25% nas emissões de CO2 mas um aumento de 3.000% nas restantes emissões.
  • Mantendo os custos de manutenção equivalentes à versão a gasolina, mesmo com ligeiro aumento no preço em novo por causa do equipamento adicional de GPL, a viatura a GPL consegue ainda assim uma redução de cerca de 30% no custo financeiro total em relação à versão a gasóleo.

 

 


Bruxelas lançou ontem um portal para escolher veículos menos poluentes. *

A Comissão Europeia lançou ontem um novo ‘site' de Internet para ajudar "todos aqueles que se interessam pela protecção do ambiente", incluindo poderes públicos, a escolher os veículos menos poluentes e energeticamente mais eficientes do mercado.

O portal, disponível em http://www.cleanvehicle.eu, permite aceder aos dados técnicos da maior base de dados de veículos da Europa, abrangendo várias modalidades: ligeiros de passageiros, utilitários pesados e ligeiros, e autocarros.

O 'site' Apresenta ainda um panorama das regras em matéria de concursos públicos e dos regimes de incentivo para a compra de veículos não poluentes e energeticamente eficientes nos diferentes Estados-Membros e oferece igualmente apoio à contratação pública conjunta.

De acordo com o executivo comunitário, o portal veículos não poluentes será "uma ajuda preciosa, já que a nova directiva (lei comunitário) relativa à promoção de veículos não poluentes e energeticamente eficientes exige que, a partir deste mês, todas as compras de veículos para serviços de transportes públicos tenham em conta o consumo de energia, as emissões de CO2 e as emissões poluentes".

"Esta directiva e este sítio web darão um impulso às tecnologias não poluentes e energeticamente eficientes, ao mostrar o custo real da utilização dos veículos. O custo inicial da compra não pode ser o único critério: o consumo de energia e as emissões poluentes ao longo da vida dos veículos devem também ser tidos em conta", comentou o comissário europeu com a pasta dos Transportes, Siim Kallas, na sexta-feira.

*Notícia relacionada no Jornal Económico online em: http://economico.sapo.pt/noticias/portal-ajuda-a-escolher-carros-menos-poluentes_106062.html

Actualizado em ( 05-Dez-2010 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
designed by made your web.com